quarta-feira, 26 de novembro de 2008

C'est Fini!

Olah a todos!

Essa semana eh a minha ultima aqui em Paris e eu jah estou ficando com saudades de tudo isso! Esse mes pra mim passou voando! Fiz milhares de coisas, mas dah a impressao que estou deixando pra tras muita coisa nova ainda para conhecer! Ainda bem que volto para o Natal e mato essa saudade, hehe!

Ontem nao consegui postar porque fiquei a manha inteira no Invalides... dessa vez entrei de fato no museu da primeira e da segunda Guerra Mundial, museu do Charles de Gaulle (agora eu sei quem ele eh!) e vi a tumba do Napoleao Bonaparte!

Aquele lugar eh gigantesco, eh meio que um complexo. Acho que jah postei sobre isso, mas um dos Luis XIV ou XV, nunca sei, mandou fazer esse complexo como um hospital para os soldados feridos durante a Guerra. Por isso o nome Invalides, eram os invalidos, coitados.

O lugar onde fica a tumba do Napoleao eh tipo um santuario, tem um pe direito imeeenso, esculturas de anjos em todos os lugares e varias esculturas do Napoleao, meio que contando uma historia do que ele fez e tal. O lugar eh lindo mesmo.

Jah o museu das guerras tem um acervo enorme, eh otimo, organizado pelos anos e tem desde a roupa que os soldados usavam, ateh as armas e posters chamando os jovens a se alistarem no exercito! Mas foi meio triste, fiquei super mal porque meio que caiu a ficha do quao real aquilo foi, sabe? Varias fotos de verdade, das pessoas feridas e nas barricadas... meio chocante. Mas muito bom. Valeu pela experiencia.

E no final fui no museu do Charles de Gaulle, todo interativo com videos e milhares de coisas do tipo. A visita eh acompanhada de um audioguide que eh automatico, quando vc entra em algum lugar voce jah comeca a escutar a gravacao e tal. Detalhe que eu achava o Museu da Lingua Portuguesa super interativo... pois eh, fiquei de boca aberta com esse. Tem um lugar que tem um telao e quando vc mexe a mao, nao precisa encostar no telao, mas a flechinha vai movendo junto com a sua mao e vc seleciona as coisas... muito legal! Nao dah para explicar, tem que ver mesmo! Adorei!

Hoje nao fiz nada... comprei um all star!! haha

Amanha veremos... e no final de semana: AMSTERDAN!

Bjokas a todos... saudades enormes do Brasil!

Gabi

Um dos videos que ficam passando no Museu do Charles de Gaulle

Foto do Museu da Primeira e Segunda Guerras Mundiais


De frente para o Invalides, nessa ala que fica a tumba do Napoleao.



Tumba do Napoleao...


Ainda no espaco que fica a tumba do Napoleao...



Nao tem nada a ver com nada... mas precisava postar! A camiseta que eu comprei para lembrar de Paris!!! A cara dos franceses!!! hahaha


P.S. Nao contei uma coisa "tres bizarre" que eu vi dentro de uma loja de perfumes, a Sephora. Um cara super bem vestido, de casacao, cachecol e tudo mais. Ele pegou um dos frascos que estavam como amostra, pras pessoas sentirem o cheiro, e primeiro eu achei que ele ia roubar o frasco porque ele colocou embaixo do cachecol... mas dai eu olhei melhor e vi que ele estava mega se perfumando com a amostra!!!!! Fiquei de boca aberta! certeza que nao tinha tomado banho e estava passando um perfume gratis pra ficar melhor!!!!
Peessimo!!!!!


4 comentários:

Vanessa disse...

hahahahahahahahahahahahahahahahahha adorei a camiseta e a história do cara se perfumando. Quer dizer que faz sentido essa história dos franceses né?

Deve ser muito bonito esse museu da guerra hein??

Unknown disse...

Querida, vc trabalhou no Almanaque Abril e não gravou quem era Charles de Gaulle, só pra refrescar a memória, tá!
Saudades de vc!

Militar e político francês.
Nascido em Lille (22/11/1890-9/11/1970). Forma-se em 1912 na Escola Militar de Saint-Cyr e liga-se ao regimento da infantaria francesa. Na I Guerra Mundial, é feito prisioneiro pelos alemães. Em 1924 trabalha como assistente do Conselho Superior de Guerra. Na época, De Gaulle escreve vários livros recomendando o reforço militar da França. Em 1940 torna-se Secretário de Estado para a Defesa. No mesmo ano, quando as tropas alemãs entram na França, De Gaulle foge para a Inglaterra. De lá, conclama os franceses a resistir aos nazistas e articula a Resistência Francesa. Julgado à revelia, é condenado à morte. Em 1944, quando a França é libertada, transforma-se no chefe do governo provisório. Introduz importantes reformas, como leis sociais e direito de voto para mulheres. É eleito presidente em 1945. Hostil ao novo projeto de Constituição, que subordina os poderes do Executivo ao Legislativo, deixa a Presidência em 1946. Afasta-se da política em 1953, mas volta em 1958, durante a Guerra da Argélia. Elege-se presidente e reconhece a independência argelina em 1962. Reelege-se três anos depois. Em maio de 1968, em protesto contra o governo, estudantes e operários organizam a maior greve da história da França. Para acalmar os ânimos, De Gaulle faz concessões econômicas aos operários e liberaliza o sistema de educação superior. Em 1969 renuncia à Presidência. Morre no ano seguinte, em Colombey-les-Deux-Église.

Vanessa disse...

Olha a propaganda do Almanaque!!! hahaha
Muito bom!

Diogo Cutinhola disse...

nossa....q medo
imagina se a moda pega no brasil

camelos vendendo perfume q zona rss
todo mundo indo la passar perfume hahaha

e propaganda do almanaque não da neh
bjos Bi